Para ajudar empresários de minimercados a conduzir seus empreendimentos, o Sebrae criou uma ferramenta que aponta os fatores-chave específicos para o sucesso de pequenos negócios nesse segmento. O objetivo é mostrar aos empresários, os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida.

Entenda abaixo quais são eles.

Os fatores do sucesso

1. Localização

Uma das vantagens dos minimercados em relação aos grandes supermercados é a relação de proximidade com os clientes e com a vizinhança. Por isso, a escolha do ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas.

2. Atendimento

Para realizar um bom atendimento, conheça seus clientes, pois eles não são iguais e possuem necessidades diferentes.

3. Relacionamento

Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e fazer com que eles façam recomendações positivas ao seu minimercado.

4. Comunicação visual

Um estabelecimento mal iluminado e sem adequada comunicação visual não oferece prazer durante as compras e faz com que o cliente tenha mais dificuldade em encontrar o que necessita.

5. Limpeza

O minimercado deve estar atento às exigências da vigilância sanitária do seu estado e município para não implicar em multas e autuações. Além disso, clientes valorizam ambientes limpos e com a adequada manutenção.

6. Treinamento

Investir em treinamento de seus funcionários pode fazer aumentar suas vendas. Uma boa dica é fazer parcerias com fornecedores. Alguns deles oferecem treinamentos sobre produtos e, consequentemente, sobre atendimento.

 7. Layout

Um layout bem pensado pode ampliar suas vendas. Facilitar o fluxo de clientes e explorar a melhor disposição dos produtos, bem como proporcionar uma experiência positiva de compra tende a fazer com que seus clientes voltem a comprar em seu minimercado.

 8. Variedade de produtos

Não diversificar a oferta de produtos limita o atendimento das necessidades do cliente, impactando no faturamento do minimercado. Deve-se investir em uma variedade de produtos que atenda, pelo menos, aos desejos dos clientes que frequentam o estabelecimento. 

9. Prazo de validade dos produtos

Esse é um dos fatores que impactam no sucesso dos minimercados. Comercializar produtos com prazo de validade vencido pode acarretar em autuações e multas pelos órgãos competentes, bem como causar a má reputação do seu negócio. O empreendedor deve estar permanentemente atento para descartar produtos fora do prazo de validade. Também pode optar por separar os produtos próximos do vencimento e, informando aos clientes, oferecê-los com desconto.

 10. Serviços de comodidade

Oferecer serviços de conveniência que melhorem a experiência de compra dos clientes pode ser uma boa alternativa para tornar o negócio mais próspero.

Acesse a ferramenta

A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento. Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando lhe for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.

Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator.

Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:

  • Nível de competitividade mercadológica.
  • Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas.
  • Recomendações práticas, com textos e dicas exclusivas, links para vídeos e outros conteúdos para melhorar seu desempenho.
  • Gráfico mostrando sua performance.
  • Resultado comparativo do desempenho de sua empresa em relação aos demais empresários do segmento que utilizaram a ferramenta.

ACESSE A FERRAMENTA AQUI